Dicas de segurança no Airsoft

Mesmo que as armas de airsoft não sejam letais, devido ao tipo de munição, sua prática desavisada pode causar ferimentos sérios. Saiba os principais pontos que envolvem a segurança no airsoft.

EQUIPAMENTOS

É de fundamental importância ter equipamentos para proteção pessoal e o primeiro item de nossa lista são os óculos de proteção. Na compra dos óculos deve-se estar atento à qualidade dos mesmos, para que não quebrem com algum impacto e possa atingir seus olhos com estilhaços, etc. Jamais entre em um campo de airsoft sem óculos. Se os olhos forem atingidos, há a possibilidade inclusive de cegueira. Por isso, o uso de óculos de proteção é obrigatório.
Além disso, o restante do corpo também deverá estar protegido, para evitar ferimentos tanto no caso de ser atingido por algum disparo, tanto para sua melhor movimentação, evitando machucar-se ao precisar fazer algum rolamento, ao embrenhar-se na mata, etc. Por isso, também recomenda-se utilizar capacete, joelheira, cotoveleira, shemagh, luvas, calçado apropriado (como botas), roupa de tecido forte para amenizar o impacto das BB’s, etc.
Pois é, toda esta vestimenta que os jogadores utilizam não é somente por uma questão estética, mas sim uma questão de segurança.

LOCAL

É muito importante escolher adequadamente um local para prática de airsoft. O recomendado é que se vá a um campo específico para jogos de airsoft ou paintball. Jamais pratique airsoft em locais públicos como parques. Isto é completamente proibido. Pense que há pessoas ao redor que poderão se machucar, além de que seria causado um caos na população por causa dos equipamentos. Lembre-se que os equipamentos, como a arma de airsoft, devem estar devidamente guardados em cases próprios ou em caixas até que você chegue ao local do jogo.

SUA ARMA DE AIRSOFT

Assim como uma arma de fogo, você deve ter em mente que ao manipular sua arma de airsoft, os cuidados devem ser sempre os mesmos de quando ela está carregada. Sempre, mesmo que ela não esteja. Isto porque alguma BB pode estar presa no mecanismo interno, por exemplo, e qualquer descuido pode causar ferimentos graves. Mantenha seu seletor de tiro sempre no modo “safe”, para evitar disparos acidentais.
Seu dedo somente poderá ser posicionado no gatilho quando você realmente for atirar. Durante sua movimentação, no localização do alvo, etc. o dedo deve estar sempre fora do gatilho, pois caso alguém lhe empurre, você tropece ou por algum descuido, não haja um disparo acidental.

OUTROS JOGADORES

Além do dedo fora do gatilho, posicione sua arma de airsoft sempre apontada para o chão. Somente após localizar seu alvo você deverá mirar nele, colocar o dedo no gatilho e atirar. Jamais mire na cabeça dos outros jogadores, pois a chance de ferimentos mais sérios nesta região é muito maior. Aponte sempre mais para baixo, em local em que o mesmo esteja com proteção.
Quando você estiver muito próximo de seu alvo, você não precisa atirar nele. Na maioria das vezes basta dizer “rendido”, pois a BB a curtas distâncias também pode causar ferimentos mais sérios e desnecessários.

 

Tiago Serra
HellYeah!

Tiago Serra

Operador de Airsoft, CEO do portal ASC. Programador, UX e CEO da Agência ByCreator. Tenho por objetivo com o portal fortalecer o cenário de Airsoft no Brasil e compartilhar as experiências que o esporte proporciona para todos!
Tiago Serra
HellYeah!
Related Posts
Leave a Reply